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segunda-feira 18 dezembro 2017
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Aproveite o verão para nadar em águas abertas

 

Neste período de férias o clima ainda é de relaxar e pegar leve nos exercícios, diríamos até que a maioria das pessoas e atletas (incluindo nós) estão mais interessados em curtir um bom fim de semana na praia e tentar bronzear as marcas de macaquinho herdadas após um longo ano de treinos.

Mas já comentamos que relaxar não significa ficar parado embaixo do guarda sol apenas, e é importante fazer atividades para manter o corpo ativo e com ritmo, confira aqui.

O momento é de fazer atividade fora da nossa rotina, mas também pode ser uma boa hora para por em prática uma deficiência que muitos triatletas tem em comum, a natação em águas abertas. Não só triatletas, mas também banhistas em geral devem respeitar a força da natureza e nem mesmo os mais experientes devem se descuidar ao nadar em mares, represas e lagos. É compreensível que algumas pessoas tenham um pouco de medo e receio ao entrar no mar, seja para treino ou apenas lazer, independente do motivo, por um trauma ou pouco experiência ao nadar, porém respeitando algumas regras básicas de segurança é possível se divertir e treinar com tranquilidade.

Antes de entrar na água!

1) Nunca nade em locais desertos

É de grande importância que haja na praia, lagoa ou represa escolhida para a prática de natação a circulação de pessoas. De preferência com salva vidas supervisionando o local.

2) Fique atento a sinalização e avisos do local

Procure sair de locais próximos à pedras e rochedos, com grande incidência de correnteza e locais impróprios para banho. Qualquer placa de aviso deve ser levada em consideração

 

3) Converse com o salva vidas

Antes de entrar na água, avise o salva-vidas que você pretende nadar, e qual o seu nível de experiência (seja honesto) e quanto tempo planeja fazer a rodagem na água. Pergunte também como estão as condições do mar e correnteza. Se ele recomendar NÃO nadar por qualquer motivo, NÃO nade!

4) Sempre avise que você vai nadar e o tempo previsto

Ao decidir entrar na água, avise seus amigos e familiares que iniciará o treino, a direção e qual o tempo previsto do treino. Desta forma caso você tenha qualquer tipo de problema, eles saberão onde te procurar

5) Utilize óculos de natação (claro!) e escolha uma touca de natação colorida e de fácil visualização para quem estiver na areia e na água (surfistas e jet skis por exemplo)

Dentro da água

1) Para garantir um pouco mais de segurança, utilize como apoio uma boia presa ao tornozelo por uma corda.

Existem equipamentos como este do vídeo abaixo que permitem incluir até pertences dentro. Porém há soluções de baixo custo como um Lash (aquela cordinha que surfista usa pra prender a prancha no pé) e uma pranchinha de natação. Nós chegamos a usar um macarrão de piscina preso por uma cordinha de varal.

2) Encare esse treino como uma rodagem com no máximo 75% de esforço, deve ser um momento tranquilo com objetivo de se adaptar ao ambiente, sem fazer muita força e querer fazer um ritmo intenso! Dessa forma você evita cãibras e possíveis problemas na água.

3) Atravesse a rebentação para evitar ondas, surfistas e banhistas. Nade sempre paralelo a praia e nunca em direção a alto mar! No caso de um treino de 30min, é mais seguro ir para uma direção por 7:30min e voltar 2x do que ir 15min e voltar 15min

 

4) Pode ocorrer o caso de surgir uma correnteza inesperada ou você dar muito azar de cair em uma corrente de retorno. Nesse caso, o indicado é manter a calma e nadar para FORA da corrente, nunca contra ela! É melhor você economizar energia e sair para areia mais longe de onde entrou do que correr o risco de se esgotar fisicamente e precisar de um resgate

 

 

5)Coma apenas alimentos leves e evite álcool antes de nadar, seja consciente!

A habilidade e confiança vem com a prática, portanto sempre que tiver a oportunidade, de algumas braçadas em águas abertas para treinar suas habilidades e encarar os medos que existirem.

 




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