Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Review – Fuga das Ilhas

Uma prova divertida para fechar o calendário

Para muitos atletas o mês de dezembro já é sinônimo de off season e o calendário de provas pouco importa por que os únicos planos são ir para a praia comer pastel e tomar cerveja com os amigos, certo? Parcialmente eu diria.

Dezembro realmente lembra praia e amigos, e não devemos abrir mão disso! Mas em 2015 descobrimos uma prova que repetimos este ano e vale apena incluir no calendário, o Fuga das Ilhas.

A prova tem todo o clima de encontro de fim de ano dos amigos atletas, principalmente os que realmente gostam de nadar, ou os que buscam apenas uma oportunidade de encarar águas abertas para melhorar a confiança para o próximo ano

A organização é feita pelo Circuito Aqua, que organiza também a Volta do Parcel e  provas em outros estados fora São Paulo. O palco da celebração é a Barra do Sahy, praia do litoral norte a aproximadamente 150km (2h40) da capital.

O melhor da festa é combinar com a galera uma pousada nas praias próximas como por exemplo Maresias, Cambury e Juquehy, descer na própria sexta após o trabalho (ou sábado pela manhã) e passar o fim de semana na praia curtindo o clima de férias.

A prova acontece no domingo e tem 3 largadas, sendo duas masculinas e uma feminina, os horários são por exemplo 8h00, 9h00 e 10h00. O ideal é chegar bem cedo para estacionar pois a Barra do Sahy LOTA !!! E se prepare que o estacionamento é pelo menos R$50,00.

A prova

1) A Ilha fica aproximadamente 1800m da praia. A largada é feita da Ilha e cada atleta tem que retornar nadando até a Praia

2) Cada Atleta tem uma pulseira em seu Kit informando qual a sua bateria (1, 2 ou 3) e qual o seu barco (são 10 no total). A organização começa a anunciar 30 minutos antes de cada largada para que os atletas da bateria seguinte se direcionem para seu barco para serem transportados até a ilha (é necessário uma nadadinha de uns 100m até chegar no barco)

 

170685_162552797126029_2978258_o1

3) Os barcos da bateria 2 e 3 se deslocam bem pelo canto da praia até a ilha para não atrapalhar quem já está nadando

 

maxresdefault

 

4) Na ilha há uma pequena estrutura de tenda com água para os atletas aguardarem a sua largada, apenas os atletas da próxima bateria aguardam na Ilha, não é permitido por exemplo um atleta da bateria 3 chegar na ilha junto com os da bateria 1.

Cuidado ao sair do barco! Certifique-se de que sua toca e óculos estão bem seguros em suas mãos antes de pular do barco, e sempre pule em pé para evitar acidentes!

 

fugadasilhas

 

Eu não recomendo esta prova para quem não está acostumado a nadar em águas abertas, nunca pense em estrear no mar nesta prova pois ao contrário das tradicionais provas de triathlon em que o atleta se desloca ao máximo 400m da areia, quem “Foge da Ilha” mal enxerga a praia a 1800m de distância.

A maior dificuldade da prova é a navegação pois é um pouco difícil visualizar a praia e há influência de correnteza lateral principalmente no espaço sem proteção do morro. a corrente pode mudar a direção e intensidade de acordo com o horário da largada, nesse ano, quanto mais tarde foi ficando, mais forte ficou a correnteza.

O tempo que se aguarda na areia da ilha para largar, pode variar, portanto esteja preparado, leve um gel ou alguma coisa para comer enquanto espera, e passe muito protetor, fará diferença.

Uma boa navegação terá no máximo 1900m e pode ser atingida mirando um ponto específico na montanha atrás da praia. O ideal é manter um ritmo constante e se for um bom nadador, confiar em sua própria navegação! Muitas vezes as pessoas seguem uma esteira de um cara que nem sabe pra onde está indo e leva todo mundo para a direção errada.

 

imagem1

A chegada é um show a parte! A praia está lotada e todos torcendo e vibrando fortemente! É realmente muito divertido passar por esse pórtico.

 

destaque_91a746d51fc24954ea161217144d0f30566ff73f41160

O clima das pessoas que competem é realmente de festa, e você encontra desde crianças até pessoas mais velhas competindo de igual para igual independente do sexo. Tirando os líderes que diria que são apenas 20 atletas de Elite, os outros 3000 atletas estão lá para se divertir mesmo

 

15401185_1561359967224555_983115469088257281_n

 

O pior mesmo é ter que voltar pra casa no domingo após o almoço com a turma e esperar mais 15 dias pelo Natal e Ano Novo. Sorte de quem pode emendar e já ficar pelo litoral!

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *