Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Objetivos – Evite que suas metas se tornem problemas

Estabelecer um objetivo é parte importante da vida de um atleta, amador ou profissional. Seja para aumentar sua capacidade física, mental ou simplesmente para aproveitar o que o esporte proporciona, estabelecer metas ajuda o atleta a se manter focado e motivado. Ter um objetivo é fácil, difícil é alcançá-lo.

Há três obstáculos que tornam alcançar um objetivo tão difícil. Primeiro, poucos atletas criam metas corretas, porque eles não sabem como estabelecer a meta certa e acabam frustrados e abandonando o que estavam fazendo.

Segundo, muitos atletas não acham tão excitante ter um objetivo, e encontram dificuldade em desenhá-lo e descobrir o caminho até alcançá-lo. Terceiro, muitas pessoas acham que o procedimento de estabelecer um objetivo é perda de tempo.

 

O tipo de objetivos incorretos que são freqüentemente definidos

O problema mais comum nos objetivos, é estabelecer muitos deles baseado em como é sua performance dos outros. Atingir objetivos como ganhar uma competição ou vencer um rival depende não apenas do seu desempenho, mas também da performance de outros.

Isso pode ser motivador, mas se basear em outras pessoas por muito tempo pode fazer com que se tornar difícil se manter motivado por muito tempo, principalmente se seu objetivo está tão no futuro que não causa o senso de urgência necessário para te fazer levantar da cama numa manhã fria de inverno.

Definir objetivos pode ser considerado tedioso

Um objetivo bem definido pode te levar a melhor performance e melhorar muito sua capacidade mental de encarar desafios. A maioria dos atletas de elite encaram a definição de metas uma parte importante de todo o treinamento.

 

Por exemplo, uma pesquisa de mais de 300 atletas olímpicos descobriu que cada um deles praticava algum tipo de configuração de metas para ajudar a melhorar o desempenho e foi comprovado ser altamente efetivo para melhorar seu desempenho.

 

 

Além disso, uma pesquisa com 44 psicólogos do esporte que trabalham com atletas olímpicos indicou que a definição de metas era a estratégia de intervenção mais utilizada. Resumindo: a definição de metas pode não ser emocionante, mas é, sem dúvida, extremamente eficaz.

Definir metas é perda de tempo

No começo, estabelecer metas pode demorar um pouco. Pensar, escrever, definir o caminho, planejar, tudo isso leva tempo mesmo. Mas, uma vez que você fez isso, você economiza tempo e o treinamento se torna mais fácil já que você se manter focado e motivado.

Se você definiu objetivos efetivos, seu tempo de treinamento será melhor aproveitado, já que você estará envolvido em atividades que você sabe que irão te ajudar a alcançar sua meta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *