Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Recuperação – Como a massagem ajuda o atleta

No esporte, além da dedicação durante o treinamento, é preciso muita dedicação também na recuperação. Muitos atletas quando estão muito motivados – ou amedrontados – por um novo desafio, esquecem totalmente que o corpo precisa de um período de descanso e é nesse período que o corpo se recupera, e evolui.

Tirar o pé em dias específicos vai evitar que seu corpo jogue a toalha, apesar de você estar com todo o gás. Mas além de colocar as pernas pra cima e assistir TV (o que deixa muitos atletas inquietos e com a sensação de que estão perdendo tudo que ganharam com os treinos), o que mais podemos fazer para ajudar o corpo a descansar?

Massagem

Para amenizar os desconfortos das dores, massagear a região que é mais exigida durante o treino é o ideal para ajudar a liberação de ácido lático acumulado no músculo, evitando cãibras e acelerando o tempo de recuperação.

A massagem também estimula o músculo, elevando a quantidade de oxigênio levado para os músculos, aumentando a circulação sanguínea.

Periodização

Se realizado 2 ou 3 vezes na semana, é uma boa ferramenta para evitar lesões, podendo inclusive, aumentar o rendimento do atleta – já que alivia muito a sensação de “peso” nas pernas, braços, etc.

 

Corpo

Apesar de para corredores, ciclistas e até mesmo triatletas, as pernas serem a principal parte de tensão no corpo, é importante realizar uma massagem no corpo todo, já que existem outros músculos secundários que necessitam de atenção que também fazem esforço e recebem impacto.

 

A lombar é um dos pontos que merece atenção mesmo de corredores, é uma área de sustentação com músculos que auxiliam no movimento do quadril, sendo essa uma região com altas chances de lesão caso esteja enfraquecida ou sobrecarregada

 

Locais

Apesar de existirem massagens voltadas para quem pratica esportes (massagem desportiva – muitas vezes realizada por profissionais autônomos), existem outras terapias, que podem ser encontradas mais facilmente em estabelecimentos especializados.

Os Spas Urbanos ainda oferecem um ambiente e atendimento diferenciado, relaxante, e que faz da experiência um momento fora da nossa rotina, apesar de serem encontrados em bairros conhecidos pela grande quantidade de escritórios e empresas, como a Vila Olímpia, em São Paulo.

Com opções como essa, o atleta vai ter um momento consigo mesmo, ainda que trabalhando para melhorar sua performance, e podendo fazer isso próximo a sua residência ou local de trabalho.

 

 

Terapias

Entre as inúmeras opções, nos recomendamos para atletas, a massagem Ayurvédica, sendo a mais completa, já que combina alongamentos, movimentos de drenagem, realinhamento postural e estimula a circulação sanguínea, perfeito para o atleta.

 

 

Para quem prefere massagens mais fortes, a opção é o Shiatsu, que através da medicina milenar chinesa, trabalha diversos pontos do corpo, proporciona um grande alivio de tensões, não só do corpo, mas no emocional também.

 

Com todos os benefícios proporcionados por uma boa massagem, e ainda ter a chance de ter um tempo pra si – mesmo que no meio do dia – trabalhando o corpo e preparando-o para os próximos treinos e desafios, atletas deveriam incluir mais essa modalidade em sua rotina.

Devemos sempre lembrar que no esporte não exigimos apenas do corpo, mas também da mente, treine ambos, mas também deixe ambos descansar.

 

Onde ir em São Paulo:
Buddha Spa Vila Olímpia
Rua Quatá, 759

Horários de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 09:00h às 21:00h
Sábados: 9:30h às 19:30h



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *