Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Riacho Grande – Estrada Velha

O lugar ideal para nadar, pedalar e correr!

Uma das maiores dificuldades de todo amante de esportes ao ar livre é encontrar o local ideal para praticar o hobby no fim de semana, e no caso dos triatletas a situação é ainda mais difícil, como diz o nome, são 3 esportes!

Para os atletas que moram na Grande São Paulo e até mesmo os que moram no interior mas desejam encontrar um lugar legal para treino, a grande pedida é a Estrada Velha de Santos, que fica na região do Riacho Grande (próximo à São Bernardo do Campo)

Para chegar: através da Anchieta, veja o caminho a partir da Rodovia Anchieta aqui. Um ponto de referência é o clube Estância Alto da Serra

A estrada fica às margens da represa Billings e aos finais de semana, o local fica repleto de famílias, pescadores e atletas percorrendo os 8km totais de extensão da estrada. A segurança é garantida pela constante patrulha de Policia Rodoviária e policia local.

 

 

Há duas chácaras que organizam simulados de triathlon e oferecem estacionamento, porém é possível estacionar em um grande bolsão na margem da estrada próximo ao Restaurante Flutuante e montar a sua própria estrutura.

O acesso a represa é dado por uma estrada cascalhada paralela à estrada com cerca de 50m de extensão..

Apesar de a água da Billings ser turva, possibilita uma boa natação sem correntezas ou galhos pelo caminho. A temperatura, recomendamos levar o wetsuit nos meses de inverno já que a temperatura da água varia de 20 à 23°C e no inverno pode chegar aos 10°C. O local é ideal para o primeiro contato com a natação em águas abertas

 

 

 

Nesta foto estávamos treinando em um dia bem nublado para a maratona aquática 14Bis, que possui 24km total de extensão. Os simulados para esta prova foram todos nesta área da represa

 

 

O trecho da estrada para ciclismo e corrida possui um total de 8km de extensão, formando uma volta de 16km. O relevo é intermediário, com poucas curvas aberta de nível técnico baixo, algumas ladeiras que não são íngrimes e em alguns dias o vento pode chegar à 15kmh. abaixo a altimetria do percurso.

No local há ambulantes vendendo água e refrigerantes, até água de coco e caldo de cana, que altamente recomendados após um longo treino, é recompensador.

Há alguns restaurantes no trecho também, e recomendamos o Mirante Restaurante, para comer um belo peixe após o treino e não ter que viajar de volta com o estômago reclamando.

Abaixo você acompanha um vídeo que mostra um pouco do trajeto:

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *