Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Testamos: Botas de recuperação

Todo ano surgem novos apetrechos e acessórios que garantem melhorar nossa performance no esporte, começaremos hoje uma série de análises desses equipamentos e nossa opinião se eles cumprem ou não o prometido.

No nosso mundo, somos facilmente impactados por produtos que vemos nossos ídolos usando e recomendando, um deles é o Normatec, uma das marcas de recovery boots disponível no mercado.

O Normatec tem como embaixadora da marca ninguém menos que Mirinda Carfrae, 3x Campeã de Kona, que inclusive usou a bota durante sua gravidez para aliviar o inchaço e ajudar na circulação. Depois do Normatec, outras marcas a pareceram no mercado, a Rapid Reboot, com a mesma proposta da concorrente, e a marca Game Ready que trabalha com gelo para a recuperação muscular.

Normatec

Conta com 3 técnicas de recuperação:

PULSANDO: Em vez de usar compressão estática (espremer) para transportar o fluido para fora dos membros, a Sequential Pulse Technology usa compressão dinâmica (pulsação). A ação pulsante patenteada, imita a bomba muscular das pernas e braços, aumentando consideravelmente o movimento de fluídos fora dos membros após um treino intenso.

GRADIENTES: veias e vasos linfáticos têm válvulas unidirecionais que impedem o refluxo do fluído. Da mesma forma, a NormaTec Pulse Technology usa pressões de retenção para evitar que os fluídos sejam forçados na direção errada. Por causa desse aprimoramento, em vez de diminuir a pressão, o PULSE e PULSE PRO podem fornecer pressão máxima em cada zona.

DISTAL RELEASE: uma vez que a pressão estática prolongada pode prejudicar o fluxo circulatório normal do corpo, a tecnologia de pulso sequencial libera as pressões de retenção uma vez que elas não são mais necessárias para evitar o refluxo. Ao liberar a pressão de retenção em cada zona o mais rápido possível, cada porção do membro ganha tempo de descanso máximo sem uma pausa significativa entre os ciclos de compressão.

Testamos a bota na expo do Mundial de Meio Ironman, há também acessórios para braços e lombar, mas o das pernas é o que realmente gostamos de usar. Na ocasião o equipamento estava com desconto para os atletas, e o mesmo saia 1200usd aproximadamente (mais imposto), com a maleta, mas só as botas acompanhavam, sem os outros acessórios para o corpo.

Rapid Reboot

Usando as mesmas técnicas pneumáticas do Normatec, o Rapid Reboot também conta com os mesmo acessórios que o concorrênte, porém quando colocado na maleta (botas + controle), Rapid Reboot é consideravelmente mais leve que o nromatec, portanto, mais fácil de transportar. No mesmo local que testamos o Normatec, o Rapid Reboot também estava com desconto, e saiu por 800usd (com imposto), a maleta + botas.

Benefícios

A compressão pneumática intermitente e dinâmica é uma maneira comprovada de melhorar a circulação sanguínea e gerar maiores volumes de sangue saudável, filtrada e rica em oxigênio para seus músculos à medida que eles reconstroem. Isso reduz significativamente o tempo que leva para se recuperar e voltar para o treinamento. A pesquisa também revela múltiplos benefícios adicionais. Por exemplo, a compressão dinâmica mitiga a rigidez, aumenta a ROM (amplitude de movimento), ajuda a prevenir o DOMS (dor muscular do início retardado), reduz o inchaço e a inflamação, facilita uma maior absorção de proteínas e, ao longo do tempo, melhora o desempenho muscular e a longevidade.

Game Ready

Esse último briga menos diretamente com os outros dois, já que usa uma tecnologia diferente, e custa mais caro (em torno de R$5.000,00). Com a opção de encher a bota com água gelada (gelo) ou água quente, ela ajuda na recuperação muscular, pós-operatório e a inflamação do tecido.

Conta também com mais acessórios, que podem ser usados nos ombros, costas, pernas, braços, ou áreas concentradas como apenas nos tornozelos ou pescoço.

Utilizamos esse último na fisioterapia, cuidando de lesões no pé e na canela, é evidente a melhora em edemas e inchaços, além de melhora nos músculos tensionados por sessões de treinamentos duras e longas.

Nossa opinião

Após utilizar as 3 botas de recuperação, assinalamos que o Normatec e o Rapid Reebot são praticamente a mesma coisa, a diferença está no valor, a Normatec conta com atletas mais famosos no triathlon como embaixadores, portanto pecamos sempre em querer a mesma coisa que eles tem, na esperança de ir tão bem quanto eles.

Não se engane, nem sempre tudo que um atleta pro usa, é a melhor opção para você! Durante nossa pesquisa e testes, todos os vendedores disseram que seus produtos podem ser usados todos os dias, mais de uma vez por dia, porém outras linhas de fisiologistas e treinadores preferem que não seja de uso frequente, já que parte do nosso treinamento nos esportes de endurance, é deixar que o corpo aprenda a se recuperar sozinho, mas depois de sessões chaves de treinamento, toda a ajuda é bem-vinda, o corpo agradece.

No caso do Game Ready, no Brasil ainda é muito caro, se você tem a oportunidade e a vontade de obter uma dessa, pesquise o preço nos EUA. Porém vemos esse equipamento para uso mais especifico como citamos acima, do contrário, a banheira de gelo funciona com a mesma eficácia para qualquer pós-treino, é mais trabalhoso mas é mais barato.

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *