Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Triathlon 101 – Para Mulheres – Geometria da bike feminina

Não é de hoje que marcas oferecem bikes voltadas para o público feminino, mas além da pintura mais feminina, qual a vantagem de uma mulher pedalar em uma bike feita para o corpo feminino?

Mulheres possuem diferenças obvias na anatomia do corpo, como pernas mais longas em relação ao tronco, braços mais curtos, menor estatura, quadris mais largos e menor peso.

A maioria das mulheres opta pela solução mais prática: comprar uma bike masculina, de tamanho menor, mas será que isso é o suficiente e garante o conforto e eficiência necessária para longas horas na bike?

Quadro

No quadro, as maiores diferenças são o peso e a geometria, já que o top tube é mais curto, se adequando ao tamanho do tronco das mulheres. Com a espessura menor, sem comprometer a resistência do material, a bike fica mais leve.

Garfo

Como as pernas das mulheres tendem a ser mais longas,apenas  encurtar o tamanho do top tube faria com que a ponta dos pés encostassem nos aros ou na blocagem da bike, podendo causar uma queda numa curva. Isso foi resolvido trazendo a roda mais para a frente fazendo o head tube mais longo, diferente da bike masculina, aumentando também a base de contato das rodas, melhorando a estabilidade.

Guidão

Assim como o clip de triathlon, ele fica mais próximo e num ângulo mais confortável para a mulher já que o top tube foi encurtado. Algumas marcas também fazem o guidão mais fino, se ajustando melhor as mãos femininas. Também é diferente a largura dos guidões, já que homens possuem ombros mais largos, e para melhor ajuste e segurança, a bike tem freios mais fáceis de alcanças por mãos menores – felizmente muitas alavancas de freio já possuem ajuste interno ou externo para reduzir essa distância.

Pedivela

Mesmo proporcionalmente mulheres terem pernas mais longas em relação ao tronco, as pernas dos homens são mais compridas, de forma que os pedivelas convencionais de 175 milímetros são substituídos por pedivelas de 165mm, proporcionando uma pedalada mais completa as mulheres.

Selim

Item de muita reclamação entre as mulheres, já que nos últimos anos, os selins foram desenhados para proporcionar conforto aos homens e atendendo a estudos que mostraram problemas de fertilidade. Mas para as mulheres, apesar de o desconforto poder causar problemas, já que os ossos do quadril são totalmente diferentes dos homens, ainda está em fase de estudo formatos, tamanhos e densidades de espumas para melhor ajustar no corpo feminino.

 

Bike Fit

Nem sempre a resposta estará nas bikes feitas para mulheres já que existem diferentes necessidades e formatos de corpo. Porém, saber sobre o assunto e ter com quem checar se a sua posição é a mais confortável – e eficaz – é indispensável. Adaptações podem ser feitas, mas podem não ser a melhor solução.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *