Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Triathlon 101 – Para Mulheres: TPM x Rendimento Esportivo

Quando os hormônios femininos indicam um descanso

Já conhecemos a dura rotina de quem pratica esportes e mantém as outras atividades diárias, com isso buscamos manter a motivação e a animação alta durante a preparação para as competições. Mas e quando nosso corpo pede descanso e estamos quimicamente desmotivadas? Mulheres passam por desequilíbrios hormonais mais acentuados durante o mês, sendo influenciada por esses durante o treinamento.

 

 

Apesar dos efeitos negativos no período pré-menstrual, como cólicas, dor de cabeça, fadiga, retenção de líquidos, mudanças abruptas de humor e dores nos seios, a mudança hormonal que nos mulheres temos durante o mês pode ser usada a nosso favor.

Utilize treinos regenerativos durante o período menstrual, assim você mantem seu condicionamento, e aproveita a produção de noradrenalina, serotonina e dopamina que vem junto com o exercício físico, tendo o efeito de relaxamento e ajudando a diminuir o desconforto abdominal.

É normal nesse período sentir uma queda de energia, mesmo com cólicas o indicado é continuar a atividade mesmo pegando leve, para assim aproveitar a endorfina liberada durante a pratica esportiva, que funciona como um analgésico natural.

Mas, ouça seu corpo sempre, se ele pede repouso, não negue isso a ele.

Já no período pós-menstrual, aproveite a energia extra! Entorno de 6 dias após a menstruação há um aumento no estrógeno e o aumento da liberação da noradrenalina, essa é o momento para investir em treinos de força, velocidade e resistência aeróbica.

Se você possui uma prova importante a frente, visite seu ginecologista, assim você pode começar a controlar os efeitos da variação hormonal com anticoncepcionais, e pode controlar melhor as datas de seu ciclo, para que a prova caia no período pós-menstrual.

Por volta do 16o dia de seu período fértil, seu estrógeno volta a aumentar, e seu rendimento será semelhante ao pós-menstrual.

A alimentação também é uma grande aliada no controle dos efeitos do ciclo menstrual, durante a fase da TPM, evite ingerir muito sal, isso ajudará na retenção de líquido e na sensação de peso extra.

Atenção a sua hidratação durante o dia, e principalmente no pré e pós-prova, evitando uma desidratação que te dará ainda mais dores de cabeça e cansaço.

Nozes e castanhas podem ajudar a diminuir a vontade por doces, o açúcar também contribui muito para a sensação de fadiga. Para acalmar, invista em pequenas porções de chocolate com mais de 50% cacau.

 

 

Lembre-se de consultar um médico antes de escolher seu método contraceptivo para o controle de seu ciclo e hormônios.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *