Search
segunda-feira 18 dezembro 2017
  • :
  • :

Você sabe qual a posição correta das mãos no nado livre ?

A natação é muito mais questão de eficiência do que de força.

 

Você se lembra da última vez que você colocou a mão para fora do vidro de um carro e movimento e brincou com o vento? Conforme o formato de seus dedos e da palma da mão mudavam, a pressão que você sentia do vento era diferente, correto? O mesmo conceito se aplica na natação, à forma que sua mão deve ficar durante a fase submersa.

O que define um posicionamento correto da mão ao realizar o nado é criar a maior superfície de contato com a palma, dedos e dedão, quanto maior a área de contato, maior será a ”puxada” de cada braçada. Criar a melhor remada possível não é questão apenas de abrir ou fechar os dedos, mas sim do posicionamento correto entre eles.

É importante lembrar também que quando um objeto se move na água, a água ao seu redor também se move, e isso gera a hidrodinâmica necessária para um nado de qualidade.

Baseado nestas informações, vamos aos diferentes tipos de posicionamento de mão e suas considerações

 

 

 

 

A mão em formato ”concha” reduz drasticamente o tamanho da superfície de contato da remada, reduzindo sua eficiência de ”puxada”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nadar com os dedos totalmente abertos também reduz a área da ”puxada” pois permite que a água escape por entre os largos espaços entre os dedos.

 

 

 

 

 

 

Ao remar com a mão totalmente fechada e reta causa um desperdício de energia pois utiliza mais músculos dos punhos para manter a posição. Também reduz a área de superfície da remada e causa turbulência, tornando mais difícil manter uma forma correta.

 

 

 

 

 

 

O formato com palma reta, dedos entre abertos e dedão aproximado dos demais dedos é o mais eficiente de todos. Desta forma a superfície da remada é maior pois o espaço correto entre os dedos funcionam como os furos de um palmar e possibilita uma economia de energia coim maior potência.

Todas as alterações e correções na água garante que você melhore sua performance poupando energia, por isso exercícios educativos na piscina são tão importantes. Nadar com eficiência exige prática e técnica, ambas as coisas só obtemos com muito treino e dedicação.

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.triathlete.com/




3 thoughts on “Você sabe qual a posição correta das mãos no nado livre ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *